Location via proxy:   [ UP ]  
[Report a bug]   [Manage cookies]                
Busca avançada
Ano de início
Entree
X

Criar um alerta por e-mail


Novos resultados para a sua pesquisa em seu e-mail, semanalmente.

Seu e-mail:

Tamanho do e-mail:



Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Refine sua pesquisa
Pesquisa
  • Uma ou mais palavras adicionais
  • Tipo de organização conveniada
  • Situação
  • Colaboração no país
  • Colaboração com a instituição
  • Programas de Infraestrutura de Pesquisa
  • Colaboração - cidade de origem
  • País do acordo
  • Publicações científicas
  • Programas de Percepção Pública da Ciência
  • Programas voltados a Temas Específicos
  • Publicações acadêmicas
  • Instituição Sede
  • Área do conhecimento
  • Ano de início
  • Ano de término
  • Programas de Pesquisa direcionados a Aplicações
  • CNAE
  • Acordo de Cooperação
  • Projetos de Pesquisa
  • Ano de vigência
Excel (CSV)  
|
159 resultado(s)
Página 1 de 16
Resumo

m busca de melhor disseminar o conhecimento científico e tecnológico junto ao público geral, buscando um maior impacto na sociedade dos trabalhos desenvolvidos pelo Projeto Temático Fapesp intitulado Integrated Photonics, este projeto propõe atuar junto às equipes participantes do projeto, para garantir o aprimoramento da divulgação científica e tecnológica de pesquisas, projetos e eventos realizados pelo Laboratório, ao público em geral. Para isso, será realizada a modulação da linguagem para melhor atender as particularidades discursivas desses perfis e da plataforma utilizada, que será o site institucional do Projeto. A ideia é trazer conteúdo também em português, uma vez que a página já existe, porém a maioria do conteúdo publicado foi escrito em língua inglesa. Além disso, a iniciativa também prevê possíveis produções audiovisuais mais pontuais, que serão também veiculadas nos canais próprios do IPhD.

Resumo

Apesar do campo de empreendedorismo social ter ganhado relevância tanto na academia como na prática nas últimas duas décadas, ainda há pouca literatura sobre os desafios dos empreendedores que vêm das periferias e sofrem com a falta de vários recursos, inclusive capital financeiro, social e humano. No ecossistema do empreendedorismo social, há uma proliferação de programas de aceleração que oferecem apoio a esses empreendedores. Entretanto, há poucos estudos que analisam sua eficácia e como eles podem influenciar a confiança e a autenticidade dos empreendedores. Nossa pesquisa tem como objetivo explorar o papel que as aceleradoras podem desempenhar no apoio aos empreendedores sociais da Base da Pirâmide em sua narrativa de negócios e entender como os programas de aceleração tradicionais podem se adequar (ou não) às identidades dos empreendedores de periferia. Para atingir nossos objetivos, implementaremos diferentes abordagens metodológicas. Os dados serão baseados nos pitches de cerca de 50 empreendedores antes e depois de dois programas de aceleração (ANIP e Vaitec). A análise se concentrará nas mudanças nos pitches em termos de sua estrutura de negócios, bem como nas emoções dos empreendedores. Essa análise será dividida em quatro etapas. Na primeira, os pitches dos empreendedores serão avaliados por especialistas do mercado. Em segundo lugar, faremos uma análise de conteúdo dos pitches apresentados pelos empreendedores sociais de periferia para identificar os principais elementos de seus modelos de negócios. Em terceiro lugar, avaliaremos os vídeos usando um software que analisa especificamente as emoções faciais e de voz dos empreendedores. Por fim, entrevistaremos alguns desses empreendedores para entender suas percepções sobre os programas de aceleração e como eles influenciaram sua jornada. Como resultado, pretendemos ter uma melhor compreensão da influência dos programas de aceleração em empreendedores sociais que vêm das periferias do Brasil em uma perspectiva decolonial. (AU)

Resumo

O SEMEAD - Seminários em Administração da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo, é um evento científico na área de administração organizado anualmente. Desde a sua criação, em 1996, o evento tem crescido e amadurecido, sendo considerado atualmente como um dos mais importantes da área. Os trabalhos submetidos no evento são avaliados pelo sistema double blind review e os aprovados são divulgados pelo website do evento. Os melhores trabalhos são premiados e indicados para participar do fast track em mais de 75 periódicos dentre eles os periódicos internacionais Long Range Planning, Small Business Economics, Technological Forecasting and Social Change, ARLA; entre outros. A edição de 2019 representou um marco em sua história ao receber 2.611 submissões de trabalhos e contar com a participação de mais de 3750 autores de todos os estados brasileiros de mais de 42 instituições estrangeiras. As edições de 2020 e 2021, foram vitoriosas enfrentando as adversidades impostas pela pandemia e inovaram no formato obtendo expressivos números de ao receberem em média 2.500 submissões de trabalhos e contar com a participação de mais de 2400 congressistas. O formato híbrido da edição de 2022 foi desafiador, mas o evento manteve os resultados positivos no número de submissões e congressistas. A edição de 2023 manterá o formato híbrido e ocorrerá em 08, 09 e 10 de novembro de 2023. O objetivo é fortalecer sua abrangência internacional, através da participação de mais de 70 colíderes internacionais. O evento terá atividades externa no dia 7 para atrair um maior número de congressistas presenciais. A abertura será no Anfiteatro Camargo Guarnieri na Cidade Universitária no Butantã e a premiação ocorrerá no Museu do Ipiranga. (AU)

Resumo

A pesquisa tem por objetivo investigar as barreiras, os desafios e os comportamentos de superação de mulheres negras que empreendem, estigmatizadas por pertencerem ao grupo minorizado, com pouca representação social, política, econômica que as levam a ter dificuldade de inserção no mercado de trabalho. Duas pesquisas antecederam este projeto, uma que propiciou o desenvolvimento de uma tipologia de ameaças vivenciadas por mulheres empreendedoras e os comportamentos de superação - FAPESP nº2015/25970-8 (2016-2018), e outra sobre a influência das ameaças de gênero e do comportamento de superação na satisfação do trabalho e na família de empreendedoras - validando uma escala - FAPESP nº2019/1009-1. A proposta desta pesquisa amplia o conhecimento da área de empreendedorismo de grupos minorizados, pouco abordado na literatura e aplicado no contexto econômico e social. A pesquisa é de natureza qualitativa, a ser realizada por meio de entrevistas, grupos focais e quantitativa utilizando-se de survey. As mulheres participantes da pesquisa fazem parte da Rede de Mulheres Empreendedoras, Rede Mulheres do Brasil, participantes da rede afro-brasileira e outro grupo de Empreendedoras americanas, do Estado de Illinois, Peoria em parceria com a Woman Employed de Chicago e com o Office of Minority Economic Empowerment at The Illinois Department of Commerce and Economic Opportunity. Os dados da etapa qualitativa serão categorizados e tratados por meio de análise de conteúdo e na etapa quantitativa será adotada a análise, uni, bivariada e multivariada. A pesquisa poderá revelar importantes resultados no campo acadêmico, social e gerencial, sobretudo, para desenvolver proposições de políticas públicas em pró deste grupo de mulheres negras empreendedoras, pouco representado social, político e economicamente que as levam a ter dificuldade de inserção no mercado de trabalho, ocupação de cargos de poder e sobrevivência. Este grupo, muitas vezes, está à margem dos interesses sociais. (AU)

Resumo

Em meio à um extenso processo de precarização, flexibilização e revoluções tecnológicas informacionais e comunicacionais, a plataformização de diversas atividades resulta em novos arranjos nas relações de trabalho, como no caso dos entregadores ciclistas por aplicativo, - bikeboys - composto por jovens negros e periféricos. Visando compreender como o empreendedorismo é utilizado como estratégia de sobrevivência construída e experimentada por bikeboys no município de São Paulo-SP, minha pesquisa de mestrado vem sendo conduzida junto a um grupo de cicloentregadores concentrados em um ponto próximo à Praça da República no centro de São Paulo, com os quais está sendo realizado um estudo baseado nas análises das trajetórias dos indivíduos selecionados. Dentro desse escopo, este projeto apresenta uma proposta de Bolsa de Estágio de Pesquisa no Exterior, a ser desenvolvido no Laboratoire Interdisciplinaire de Sociologie Économique (LISE) - CNAM, sob a supervisão do Prof. Dr. Christian Azaïs. O principal objetivo deste projeto BEPE é avançar teórica e metologicamente na análise de como o discurso empreendedor é assimilado, ressignificado e mobilizado por bikeboys, considerando a relação entre as trajetórias sociais dos sujeitos e suas estratégias construídas e experimentadas no trabalho plataformizado de cicloentregas. Nesse sentido, o contato com pesquisadores e atividades desenvolvidas no LISE, contribuirá teórica e metodologicamente para o desenvolvimento da investigação empreendida no mestrado, especialmente no que diz respeito aos trabalhos de Christian Azaïs, que destacam a importância da análise das "zonas cinzentas" no mundo do trabalho. Ao longo do estágio, me dedicarei à revisão de literatura, atividades acadêmicas promovidas pelo LISE e pesquisa exploratória na região de Saint-Denis junto ao supervisor. (AU)

Resumo

Em busca de melhor disseminar o conhecimento científico e tecnológico junto ao públicogeral, buscando um maior impacto na sociedade dos trabalhos desenvolvidos pelo ProjetoTemático Fapesp intitulado Integrated Photonics, este projeto propõe atuar junto às equipes participantes do projeto, para garantir o aprimoramento da divulgação científica e tecnológica de pesquisas, projetos e eventos realizados pelo Laboratório, ao público em geral.Para isso, será realizada a modulação da linguagem para melhor atender as particularidades discursivas desses perfis e da plataforma utilizada, que será o site institucional do Projeto. A ideia é trazer conteúdo também em português, uma vez que a página já existe, porém a maioria do conteúdo publicado foi escrito emlíngua inglesa. Além disso, a iniciativa também prevê possíveis produções audiovisuais mais pontuais, que serão também veiculadas nos canais próprios do IPhD.

Resumo

As startups responsáveis por otimizar o uso de recursos naturais para fornecer processos, serviços e produtos capazes de gerar não somente valor econômico, mas também ambiental e social, são denominadas Greentechs (GTs). O Brasil possui um imenso potencial para o desenvolvimento de GTs, e para auxiliar essas startups a se desenvolverem, esse projeto pretende analisar os fatores relevantes para o desenvolvimento de GTs em Ecossistemas de empreendedorismo (EEs), por meio da obtenção de uma lista validada por especialistas em GTs, entre praticantes e acadêmicos, dos EEs analisados. A Bolsa no País analisará o EE do Vale do Piracicaba, no interior de São Paulo, e o presente projeto BEPE pretende contribuir para a iniciação científica por meio da análise do EE da Baixa Saxônia, na Alemanha. Os resultados serão obtidos utilizando o método Fuzzy-Delphi, mecanismo de decisão em grupo composto por especialistas de profundo conhecimento em um assunto pesquisado em direção ao seu consenso. Sabe-se que a Alemanha é um dos países mais desenvolvidos do mundo em greentechs, empreendedorismo sustentável, tecnologias verdes e Indústria 4.0. Portanto, espera-se que a comparação dos resultados obtidos no Brasil com os de um país referência na área possibilite auxiliar a tomada de decisão das partes interessadas, por meio da compreensão de como diferenças culturais, sociais e materiais em EEs influenciam o desenvolvimento de GTs. Além disso, é esperado que a lista priorizada de atributos sirva de subsídio para futuros estudos que visem desenvolver recomendações para tornar EEs brasileiros mais propícios ao desenvolvimento de GTs, e, por conseguinte, mais verdes e mais sustentáveis. (AU)

Resumo

O objetivo dessas ações é ampliar a densidade, alcance e impacto das startups beneficiadas pelo PIPE FAPESP, com vistas a ampliar sua capacidade para submeter propostas à FAPESP, de gerar e gerir negócios, além de articular parcerias e interlocução com outras empresas e atores do ecossistema de inovação e empreendedorismo.Esta proposta deriva da percepção de que nas linhas de concessão da FAPESP sob o contexto PIPE, há lacunas que permitem agregar valor à jornada das amadurecimento das empresas acompanhadas.A oferta da capacitação que denominamos de PIPE Start tem o potencial de preparar os stakeholders do ecossistema de inovação e empreendedorismo para qualificar empresas que têm interesse em submeter propostas ao PIPE Fase 1. A necessidade de qualificar as propostas que se caracterizam por projetos ao PIPE - Fase 1 por meio do PIPE Start, já que trata-se do início da jornada de apoio a empresas nascentes, cuja experiência de negócio se mostra incipiente, demandando ações de qualificação pelo stakeholders do ecossistema de empreendedorismo e inovação.

Resumo

Esta proposta de pesquisa visa analisar o impacto produzido pela organização de atividades de ensino sobre o desenvolvimento de uma cultura inovadora e empreendedora entre estudantes das universidades focadas em pesquisa. Por impactos, tanto resultados quantitativos (número de estudantes engajados em atividades empreendedoras) como qualitativos (disposição empreendedora e autoeficácia) são considerados. Para tal, propõe-se uma metodologia de pesquisa descritiva transversal a partir de uma dupla abordagem, analisando aproximadamente 285 cursos de graduação em Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática (STEM) ofertados por sete universidades focadas em pesquisa, localizados nos 15 municípios com os ecossistemas de empreendedorismo intensivo em conhecimento mais relevantes do estado de São Paulo. (AU)

Resumo

Este plano tem por objetivo principal descrever, de forma sucinta, a aplicação da parcela para custos de infraestrutura institucional para pesquisa, vinculada à linha de fomento "AUXÍLIO PESQUISA - RESERVA TÉCNICA INSTITUCIONAL", que ocorrerá na Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (UNESP - Câmpus de Ilha Solteira), referente ao ano base 2021, exercício 2022. Nesse contexto, são apresentadas uma introdução, com um descritivo geral da instituição; um detalhamento dos itens que serão adquiridos para melhoria da infraestrutura institucional para pesquisas, e, por fim, algumas considerações finais. (AU)

|
159 resultado(s)
Página 1 de 16
Exportar 0 registro(s) selecionado(s)
Marcar todos desta página | Limpar seleção